Voltar

Realização 10/03/2020 a 12/03/2020 - curso

Curso Formação de Preços de Energia no Brasil – 16ª Turma

O Setor Elétrico Brasileiro (SEB) possui quatro preços de energia, conhecidos como preço de energia de curto prazo, preço de liquidação de diferenças ou PLD, preço de energia nos mercados livres “convencional” e “incentivado” e tarifa de energia na distribuidora. Estes preços estão no coração do ambiente de negócios do SEB e das decisões de contratação, comercialização e de gerência de riscos de geradores, consumidores e comercializadores de energia elétrica operando nos mercados regulado e livre.

Os preços de energia elétrica no Brasil possuem processo de formação, características e fontes de incerteza distintas, que influenciam as oportunidades negociais e propiciam oportunidades e riscos nos ambientes de negociação de energia do SEB. Adicionalmente existem influências cruzadas entre os mesmos: por exemplo, o preço de curto prazo influencia os preços de contrato no mercado livre convencional no horizonte de médio prazo. A tarifa de energia da distribuidora define um custo de oportunidade natural para o consumidor e esta, quando composta a tarifa de uso do sistema de distribuição, define as oportunidades existentes no mercado “incentivado”.

Portanto, a compreensão do processo de formação destes preços de energia é essencial para a tomada de decisão nos negócios de todos os agentes operando no SEB.

Informações

Data 10/03/2020 a 12/03/2020
Local Centro Empresarial Rio - Praia de Botafogo, 228 - 2º - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Website Visitar