A Prátil, empresa de soluções do Grupo Enel, concluiu a construção da maior usina solar do Brasil instalada em telhado e com geração distribuída – de acordo com o cadastro de usinas no sistema de compensação da Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica. Com 2.000 placas fotovoltaicas, o empreendimento tem uma potência total instalada de 0,5 MWp, o suficiente para abastecer cerca 360 residências por mês. A unidade instalada no telhado da sede da empresa de comércio eletrônico Mercado Livre, na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo, vai fornecer metade da energia consumida pelo complexo.
 
A usina solar ocupa uma área de 4.700 metros quadrados e a  expectativa é que a usina gere aproximadamente 700 MWh ao ano. Para se ter uma ideia, esse volume de energia evita a emissão de quase 100 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera, o que corresponde a 560 árvores plantadas no período.
 
A usina funcionará através do sistema de compensação de créditos de energia – estabelecido pela Aneel na resolução 482. A energia solar gerada através dos painéis solares é instantaneamente consumida pelo Mercado Livre, gerando uma economia imediata. E o excedente, quando houver, será injetado na rede elétrica e devolvido ao estabelecimento em créditos de energia, que podem ser usados em até 5 anos.
 
“Acreditamos que a energia solar pode gerar benefícios reais e sustentáveis aos nossos clientes. Pretendemos crescer cerca de 70% por ano em potência instalada no mercado de geração distribuída no país até 2019 e atingir a marca de 95 mil kWp. Quanto mais projetos forem realizados a partir de fontes de energia renováveis, como a solar, melhor será o futuro do sistema elétrico do País”, afirma o responsável pela Prátil, Marcus Rissel.