Em comparação com janeiro de 2016, já é possível perceber um aumento do consumo de energia neste mesmo mês em 2017. A alta ficou em 0,71%. Das 12 categorias analisadas pelo Índice Comerc Energia, a alta no consumo foi liderada pelos setores de Veículos e Autopeças (16,75%) e Têxtil, Couro e Vestuário (10,14%). Os sinais de retomada são especialmente consistentes no setor de Veículos e Autopeças. Neste caso, a retração começou a arrefecer em outubro e, a partir de novembro, o consumo passou a ser positivo.

"Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de automóveis no País era de 204 mil unidades mensais em março de 2015. Ela chegou a cair para 118 mil em fevereiro do ano passado, mas, em janeiro deste ano, o País voltou a produzir pouco mais de 149 mil unidades. Esses dados, quando cruzados com os Índices Comerc Energia, indicam que o setor começa a reagir de forma consistente", avalia Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc Energia.

No segmento de Materiais de Construção, cujo comportamento se destaca dos restantes das categorias monitoradas, foi registrada queda de 16,18%. O Índice Comerc Energia apurou que o segmento vem, há pelo menos dois anos, enfrentando uma retração no seu consumo de insumo. Nesse período, o momento de maior contração ocorreu em abril de 2016, quando o setor acusou uma queda no consumo de energia de 21,15% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Quando comparado a dezembro, o consumo consolidado dos 12 setores no mês de janeiro de 2017, ficou praticamente estável, com discreto aumento de 0,15%. E, mais uma vez, a categoria de Veículos e Autopeças assume a liderança, com um crescimento de 11,92% no seu consumo. Além disso, o segmento de Materiais de Construção registra novamente o encolhimento do seu consumo de energia, de 9,21%.