A Enel Green Power conectou à rede o parque eólico de Dois Riachos, na Bahia. A conexão do empreendimento ao Sistema Elétrico Nacional é, também, a primeira parte do complexo de 118 MW de energia eólica de Serra Azul a entrar em operação.

Com uma capacidade instalada de 30 MW, Dois Riachos será capaz de gerar mais de 140 GWh por ano, o equivalente às necessidades de energia de mais de 70 mil domicílios brasileiros, além de evitar a emissão anual de cerca de 14 mil toneladas de CO2 para a atmosfera. O complexo de energia eólica de Serra Azul será composto por outros três parques: Damascena (30 MW), Maniçoba (30 MW) e Esperança (28 MW). Quando em operação, o complexo será capaz de gerar mais de 500 GWh por ano – igual ao consumo de cerca de 280 mil domicílios brasileiros – evitando a emissão de mais de 50 mil toneladas de CO2.

A energia gerada por Serra Azul será vendida, principalmente, por meio de contratos de fornecimento de energia no mercado regulado. A Enel Green Power está investindo aproximadamente US$ 220 milhões na construção de Serra Azul, em linha com as metas de crescimento estabelecidas em seu plano estratégico atual. Este investimento é parcialmente financiado com empréstimos da International Finance Corporation, um membro do Grupo Banco Mundial; e do Itaú Unibanco S.A. Ambos os empréstimos estão relacionados com a construção de parques eólicos na região Nordeste.