O superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica, Máximo Pompermayer, apresentou os resultados dos programas de pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico na última terça-feira, 18 de agosto, em painel no VIII Citenel e IV Seenel – eventos que ocorrem na Bahia. Por meio do Programa de P&D, já foram desenvolvidos 1,6 mil projetos, com investimentos da ordem de R$ 4,6 bilhões.

O tema Controle e Proteção de Rede lidera o ranking de projetos em desenvolvimento, com 284 ações, seguido por Fontes Renováveis de Energia, com 202 projetos. A agência avaliou 400 projetos realizados, o que corresponde a 81% do investimento previsto. Foram apresentados alguns projetos que após finalizados foram incorporados às rotinas das empresas, como medidores inteligentes, isoladores poliméricos que aumentam a confiabilidade da rede, e softwares de acompanhamento metrológico.

Além desses resultados, empresas e laboratórios reforçaram a importância do programa para o fortalecimento das instituições de pesquisa e consequentemente à geração de conhecimento e avanços tecnológicos para o melhor desenvolvimento do setor. Nesta quinta-feira, 19 de agosto, serão apresentados os resultados do programa de Eficiência Energética.