Dados prévios de medição coletados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica apontam queda de 4% no consumo, entre janeiro e maio de 2015, pelos segmentos industriais que adquirem energia no Ambiente de Contratação Livre. O montante de 11.734 MW médios de energia consumida no período é cerca de 471 MWmed menor que a média registrada nos primeiros cinco meses de 2014.

Dentre os setores com maior relevância para a economia, o de veículos foi o que apresentou maior redução no consumo de energia nos primeiros meses do ano, registrando queda de 13% em relação ao mesmo período de 2014. Já o setor de metalurgia e produtos de metal, maior consumidor de energia no mercado livre, também teve retração no consumo com 3.175 MW médios no período, montante 8% menor que o registrado no ano passado. Os números do consumo nos setores de saneamento (-16%), bebidas (-14%), manufaturados (-6%), minerais não metálicos (-7%), também ficaram abaixo na comparação.

Houve aumento, no entanto, em três setores da indústria acompanhados pelas medições da CCEE. O de extração de minerais metálicos teve alta de 17% no consumo, enquanto os de telecomunicações e de comércio registraram aumento de 8% e 4%, respectivamente, frente ao período utilizado no comparativo. Para acessar os dados de consumo do ACL, clique aqui.