A plataforma eletrônica de negociação de energia BBCE registrou até outubro um volume de comercialização de mais de 20.200 MW. Em termos financeiros, as negociações bateram a marca de R$ 4,3 bilhões, com quase 10 mil contratos fechados. Apenas em outubro, foram registrados 2.096 contratos e 3.448 MW negociados, informou a empresa em nota divulgada à imprensa nesta sexta-feira, 10 de novembro.

Segundo a companhia, os números refletem a maior agressividade da estratégia comercial da plataforma, visando aumento do número de participantes, principalmente de geradores de energia, e a garantia de um ambiente de negociação seguro, transparente. Outro ponto a se destacar é a chegada de 12 novos sócios à plataforma.

“Os novos sócios, além do aporte financeiro, trazem uma importante adição de experiência e profundo conhecimento do Setor como um todo”, diz Victor Kodja, presidente da BBCE. Os 31 sócios representam mais de 11.000 MW médios registrados mensalmente na CCEE.

“O crescimento acima do esperado das negociações na plataforma indica que o mercado está cada vez mais valorizando a formação livre de preços, a agilidade e a segurança”, comenta o executivo. A perspectiva da plataforma é ampliar o leque de produtos e serviços ainda este ano, incluindo plataforma de leilões e de registro de negócios.