O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou na última quarta-feira, 6 de dezembro, as 23 empresas aprovadas na edição 2017 do Pró-Ética. As companhias foram reconhecidas, por relevantes instâncias governamentais e da sociedade civil, como íntegras e éticas nas suas relações entre os setores público e privado. O anúncio foi realizado durante a 4º Conferência Lei da Empresa Limpa, em Brasília (DF).

Entre as vencedoras, estão empresas ligadas aos setores de energia: 3M do Brasil, ABB, Alubar Metais e Cabos, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, CPFL Energia, Elektro Redes, Enel Brasil, Neoenergia e Siemens.

Também foram premiadas as empresas: Chiesi Farmacêutica, Duratex, Ernst & Young Auditores Independentes, Fleury, GranBio Investimentos, GranEnergia Investimentos, ICTS Global Serviços de Consultoria em Gestão de Riscos, Itaú Unibanco Holding, Natura Cosméticos, Nova/sb Comunicação, Radix Engenharia e Desenvolvimento de Software, Souza Cruz, Tecnew Consultoria de Informática e Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico.

O Pró-Ética, iniciativa pioneira na América Latina, foi criado pela CGU em 2010 em parceria com o Instituto Ethos. O objetivo é incentivar nas empresas a adoção de políticas e ações necessárias para se criar um ambiente íntegro, que reduza os riscos de ocorrência de fraude e corrupção.

As inscrições para o Pró-Ética 2017 ocorreram entre fevereiro e maio deste ano. O número de solicitações de inscrição foi recorde pelo segundo ano consecutivo, com aumento de 92% em relação à edição anterior. Destas, 198 enviaram o questionário devidamente preenchido. Após análise preliminar do comitê-gestor, 171 cumpriram os requisitos de admissibilidade e tiveram os respectivos programas de compliance avaliados – número 131% superior a 2016.

Das vencedoras nesta edição, 16 também constam na relação de premiadas no ano passado: 3M do Brasil, ABB Ltda, CCEE, Chiesi Farmacêutica Ltda., Duratex S.A., Elektro Redes S.A, Enel Brasil S.A., GranBio Investimentos S.A., ICTS Global Serviços de Consultoria em Gestão de Riscos Ltda., Itaú Unibanco Holding S.A., Natura Cosméticos S.A., Neoenergia S.A., Nova/sb Comunicação Ltda., Radix Engenharia e Desenvolvimento de Software S.A., Siemens Ltda. e Tecnew Consultoria de Informática Ltda.