A Enel anunciou nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, o início da operação do parque solar Horizonte, de 103 MW, localizado no município de Tabocas do Brejo Velho (BA). Foram destinados aproximadamente U$$ 110 milhões na construção do parque, financiados por recursos próprios do Grupo Enel, assim como por um empréstimo de longo prazo concedido pelo Banco do Nordeste (BNB). A obra também foi apoiada por um contrato de compra de energia de 20 anos com a CCEE.

“A entrada em operação de Horizonte representa um novo marco para a presença do Grupo no mercado de energia solar do Brasil, onde em apenas oito meses adicionamos quatro novos projetos que somam uma capacidade de 807 MW de energia solar. Entre esses projetos, está a maior usina solar fotovoltaica da América do Sul atualmente em operação, Nova Olinda”, afirmou Antonio Cammisecra, Responsável Global da Divisão de Energias Renováveis da Enel, Enel Green Power.

Formado por cerca de 330 mil painéis solares, Horizonte será capaz de produzir mais de 220 GWh por ano quando estiver em plena operação.

Em linha com o modelo de Criação de Valor Compartilhado (Creating Shared Value – CSV) adotado pelo Grupo, que tem o objetivo de associar o desenvolvimento do negócio às necessidades da comunidade local, a EGPB realizou iniciativas para possibilitar a geração de renda para as comunidades próximas às plantas, como oficinas criativas para confecção de mobiliário a partir de materiais recicláveis utilizados nas obras.