A EDP Brasil estima que pode antecipar em até 17 meses a operação comercial de uma linha de transmissão em desenvolvimento no estado do Espírito Santo. Por contrato, a empresa precisa energizar a linha em agosto de 2020, porém, segundo Miguel Setas, CEO da companhia, esse projeto poderá estar em operação já no início de 2019.

A empresa antecipou a licença de instalação em sete meses e estima que também poderá antecipar as obras em 10 meses. “Com a atencipação do licenciamento e a previsão de antecipação do prazo de construção, podemos estar com uma antecipação entre 15 e 17 meses do prazo regulatório”, disse o executivo nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, em coletiva de imprensa em São Paulo.

Com isso, as receitas decorrentes desse projeto passariam a compor o caixa da companhia em um prazo bem inferior ao projetado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), beneficiando também o sistema elétrico brasileiro.

A LT 230 kV Linhares 2 – São Mateus 2, com 113 quilômetros de extensão no Espírito Santo, foi licitada no Leilão de Transmissão Nº 13/2015 (segunda etapa), em outubro de 2016. A proposta vencedora de R$ 20,7 milhões de receita anual representou um deságio de 5,2% sobre o preço original. Além da linha, a EDP terá que construir a Subestação São Mateus 2 230/138 kV.

Em abril de 2017, a empresa conquistou outros quatro empreendimentos de transmissão. No total, a EDP deve investir R$ 3,1 bilhões na construção desses projetos em um horizonte de cinco anos, cujas marges de retorno, segundo Setas, giram entorno de 13% a 14%.

Sobre os dois leilões transmissão previstos para este ano, Setas disse que a EDP vai estar atenta aos projetos em áreas de interesse da companhia com porte médio. Porém, em suas palavras, a expectativa de sucesso “é moderada” devido a forte concorrência esperada para esses certames.