Com informações do Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica (Rapeel), a Aneel iniciou duas campanhas de fiscalização de usinas em implantação, a partir do monitoramento com base em dados de dezembro do ano passado.

Para as expedições, foram selecionadas 76 usinas, as quais totalizam 2.892,76 MW. A fiscalização da agência irá atuar prioritariamente em empreendimentos em obras, com início do suprimento ou obrigação de início da operação comercial anterior a 2018, em 2018 ou em 2019.

Já a 6ª campanha acontecerá para usinas com previsão de início de obras em 2018 ou em anos anteriores, seja por marco de início de obras da outorga, seja pela média histórica do tipo de usinas.

Ao longo deste mês, as empresas selecionadas serão convocadas a participar da fiscalização e apresentar documentos que demonstrem a viabilidade com o cumprimento da data de suprimento ou início da operação comercial para a 5ª campanha e, no caso da 6ª campanha, a data de início de obras.