A Enel Brasil, braço brasileiro da gigante italiana Enel, enviou uma proposta para o caso da AES Corporation prosseguir com a ideia de se desfazer de sua participação na distribuidora paulista Eletropaulo. A informação consta em fato relevante divulgado na Comissão de Valores Mobiliários na última quinta-feira, 22 de março.

“A Eletropaulo… comunica que recebeu proposta da Enel Brasil relativa ao investimento indireto da The AES Corporation na companhia e a sua participação em uma eventual oferta pública de distribuição de ações…”, diz a nota.

Depois de muita especulação, em fevereiro deste ano, a AES Corporation admitiu oficialmente que pode de desfazer de sua participação na Eletropaulo. Atualmente, os três maiores acionistas da distribuidora são o BNDESpar com 18,73%, seguido da AES com 16,84% e a União Federal com 7,97%. Mas a maior parcela, 47,7% está indicada como outros.

“A Eletropaulo continua avaliando a realização de oferta pública de distribuição de ações, assim como outras alternativas disponíveis para o financiamento de suas atividades e compromissos no curso normal dos seus negócios. Não há, até esta data, qualquer definição quanto à efetiva realização de uma oferta, tampouco sobre estrutura e volume, ou sobre a adoção de quaisquer outras alternativas propostas à companhia. Caso fatos novos de caráter relevante se verifiquem, a Eletropaulo os divulgará na forma prevista na regulamentação, mantendo o elevado padrão de comunicação com o mercado e seus acionistas que sempre buscou adotar.”