O Operador Nacional do Sistema Elétrico terá nesta sexta-feira, 20 de abril, a eleição de dois novos diretores. Com dois nomes já indicados, Sinval Gama e Marcelo Prais, para duas cadeiras de nomeação do governo; no início da noite desta quinta-feira, 19, o nome de Prais foi substituído pelo de Jaconias Aguiar, em correspondência enviada à secretaria da presidência do ONS. O ex-diretor da Aneel foi indicação do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), relator da comissão especial da Câmara dos Deputados do PL de privatização da Eletrobras.

A indicação política gerou preocupação entre os funcionários no ONS, já que, normalmente, as nomeações são de pessoas técnicas, apesar de serem feitas pelo governo. Os nomes serão apresentados ao Conselho de Administração do ONS e, aprovados, serão ratificados pela Assembleia dos agentes do Operador.

Estão deixando o ONS, os diretores István Gardós, de Assuntos Corporativos, e Ronaldo Schuk, de Operação. Prais é secretário-geral do ONS e já estava se preparando para assumir a nova função.