A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia definiu para 1º de agosto a data de abertura das inscrições para a prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica. O certame é destinado aos profissionais que atuam com comercialização de energia e desejam obter um diferencial competitivo de carreira, atestando a qualidade do seu trabalho.

A certificação é promovida pela Abraceel em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), vinculada à Universidade de São Paulo.

O teste esse ano será aplicado no dia 20 de outubro, sábado, das 14h às 18h, no prédio da Engenharia Elétrica da USP em São Paulo. O diploma vale por quatro anos, podendo ser revalidado mediante novo exame.

Desde 2011, ao longo das seis edições realizadas, 370 foram profissionais inscritos  para as Provas de Certificação e de Revalidação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica, sendo que 93 foram habilitados ou tiveram o Certificado revalidado. Hoje, o mercado conta com 61 profissionais com esta habilitação em vigor.

Para Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, “é particularmente relevante o diferencial profissional que os portadores do COE – Certificado de Operador de Energia – passaram a ter no mercado de trabalho”, declarou. “A certificação, sem dúvida, oferece aos agentes econômicos mais tranquilidade em relação às exigências de transparência e segurança nas operações que envolvem o mercado livre de energia elétrica”, complementou.

O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos operadores que trabalham na comercialização de energia elétrica, envolvendo em especial as regras do setor, a legislação aplicável e as operações na CCEE, que desde o início da certificação presta apoio institucional e técnico na elaboração das provas.

As inscrições poderão ser realizadas até 21 de setembro de 2018. O Manual do Candidato, com todas as informações sobre o processo, pode ser obtido no site da Abraceel a partir do dia 14 de julho de 2018.