A CEEE GT concluiu nesta semana as obras de automação e atualização tecnológica da pequena central de geração hidrelétrica Guarita, localizada no município de Erval Seco (RS). A usina é a terceira do Norte do RS a ser modernizada pela companhia, que investiu R$ 16 milhões através de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nas unidades de Ernestina, em Tio Hugo, e Capigui, em Passo Fundo, os trabalhos também foram concluídos ao longo deste ano.

O objetivo da concessionária é ampliar a disponibilidade de geração de energia e a vida útil da PCH, que tem capacidade instalada para gerar 1,76 MW. Os novos equipamentos digitais irão executar as funções de controle, comando, medição, proteção e regulação. Com isso, todo o funcionamento da usina poderá ser supervisionado e telecomandado a partir da Usina de Canastra, em Canela.

Durante as obras, o grupo gerador foi todo desmontado e a turbina e o eixo foram levados pela empresa contratada para usinagem em uma metalúrgica no município de Estrela (RS). Aproveitando a interrupção na produção de energia, as equipes técnicas da distribuidora fizeram uma série de manutenções corretivas no grupo gerador, enquanto a contratada realiza a instalação dos equipamentos digitais que vão monitorar, a partir de agora, o funcionamento da usina.