O futuro ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse em conversa com jornalistas que cobrem o setor que tem dialogado com o pessoal da transição de governo e pretende definir, no tempo certo, a equipe do MME. A intenção é anunciar até a posse em janeiro “pelo menos as pessoas chave do ministério.”

“O presidente me deixou muito à vontade para que eu escolhesse a equipe com total liberdade. Isso aumenta muito minha responsabilidade. E eu não quero cometer, eu diria que um ato falho, de falar um nome e depois voltar atrás. Até porque  não conheço todas as pessoas, mas sei que tem muitas pessoas com competência, experiência, que poderão ocupar os diversos cargos do ministério”, afirmou Albuquerque, após participar da cerimônia de posse diretoria da Agência Nacional de Mineração. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 6 de dezembro, no auditório do MME.

Almirante de esquadra, o futuro ministro informou que o único cargo definido até agora é o do chefe de gabinete, que será ocupado pelo contra-almirante José Roberto Bueno Junior. “Nós trabalhamos há muito tempo junto e eu preciso de alguém que possa ser meu interlocutor nesse momento inicial”, explicou o militar. Ele acrescentou que o que mais quer é montar a equipe, mas não pretende ser precipitado. Primeiro, destacou, é preciso conhecer as pessoas que estão  no ministério.

“Eu peço até que vocês entendam que eu estou ministro indicado há dois dias. Cheguei segunda feira (3 de dezembro) no final da tarde, e parece que já são 100 dias que eu estou nessa jornada”, justificou o almirante. Ele disse que tem muita informação a absorver e muitas pessoas com quem falar, mas destacou que foi muito bem recebido por todos, inclusive pela mídia.