O processo seletivo para preenchimento de vagas na margem brasileira de Itaipu registrou 16.987 candidatos com as inscrições homologadas. Há concorrentes de todos os 26 estados da federação e do Distrito Federal. A relação foi publicada no final da tarde da última segunda-feira (7) pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR), instituição responsável pelo processo.

Os candidatos irão concorrer a 23 vagas de níveis universitário (19), técnico (3) e médio (1). Também haverá cadastro de reserva para todos os cargos. Os salários-base variam de R$ 3.190,33 até R$ 8.109,00, com adicional regional de 13% para as vagas de Foz do Iguaçu (PR).

Do total de inscritos, 9.193 são do sexo masculino e 7.794 do sexo feminino. O teste seletivo terá ainda 1.803 candidatos para vagas destinadas a pessoas negras e 140 candidatos para vagas reservadas a pessoas com deficiência (PCD).

O estado com maior número de candidatos é o Paraná, com 13.179 inscrições, seguido por São Paulo (892) e pelos Estados da Região Sul: Santa Catarina (683) e Rio Grande do Sul (514). O Estado com menor número de candidatos é Roraima, com apenas três.

Segundo a binacional, a vaga mais concorrida é a de profissional de nível suporte (almoxarifado), que exige nível médio. São 4.762 candidatos para esta vaga. Entre os cargos de nível superior, o mais concorrido é para Engenheiro Civil, com 1.713 candidatos. O cargo menos concorrido é o de Técnico de Hidrologia, com 45 candidatos.

Próxima etapa

A próxima etapa do processo é a publicação do comprovante com a distribuição das salas, prevista para 31 de janeiro, também no site da NC-UFPR. Os candidatos deverão imprimir o comprovante e apresentá-lo ao ingressar na sala de provas. As provas acontecerão no dia 3 de fevereiro, em Foz do Iguaçu e Curitiba. Já o resultado final do teste seletivo deverá ser divulgado no dia 20 de março.