A Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, mais conhecida como UHE Lajeado, foi apontada pela Aneel como a melhor hidrelétrica do Brasil, por fatores ligados à segurança energética do Sistema Interligado Nacional (SIN). A escolha aconteceu após a campanha de fiscalização realizada em 2018 pelo órgão regulador, que avaliou mais de 100 usinas durante o ano.

Controlada pela EDP acionista da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, a usina de 902,5 MW e localizada a 60 quilômetros de Palmas, entre os municípios de Miracema e Lajeado, obteve 99,55 no ranking geral, tendo conquistado nota máxima, de 100 pontos, nos critérios Segurança, Meio Ambiente, Gestão da Operação e Gestão de Manutenção, e de 99,56 no segmento Operação e Manutenção. A coleta de dados sobre as usinas aconteceu entre outubro e dezembro de 2018, em três etapas: monitoramento, fiscalização à distância e fiscalização presencial.

Para Luiz Otávio Henriques, presidente da UHE Lajeado e vice-presidente de Geração e Transmissão da EDP, o reconhecimento da Aneel atesta “o rigor e a excelência com que o grupo EDP conduz suas operações, bem como nossa busca incessante pela aplicação das melhores práticas de segurança e meio ambiente”.

Segundo o levantamento, as UHEs de destaque têm papel fundamental para manter a segurança energética do SIN, tanto do ponto de vista da operação integrada, quanto do planejamento energético. Além da Usina de Lajeado, outras duas usinas controladas pela EDP – as UHEs Peixe Angical, também localizada no Tocantins, e Mascarenhas, no Espirito Santo – ficaram entre as 15 melhores do ranking.