Cinco unidades da Tereos Açúcar & Energia Brasil receberam o Certificado Energia Verde, concedido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar. O reconhecimento, que ocorre anualmente, é conferido a empresas produtoras de energia limpa e renovável produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar e para consumidores de energia no mercado livre, que recebem o chamado Selo Energia Verde.

Atualmente, 64 usinas brasileiras possuem a certificação, entre elas, as unidades Cruz Alta, São José, Mandu, Vertente e Tanabi. De acordo com Raul Guaragna, diretor de Operações Agroindustriais da Tereos Açúcar & Energia Brasil, o reconhecimento reforça o compromisso com a Indústria Positiva, um dos pilares de Sustentabilidade que visa aproveitar ao máximo as matérias-primas e limitar a pegada ambiental dos produtos da empresa. Nos últimos quatro anos, além das usinas usarem a própria energia vinda do bagaço da cana, a Tereos vendeu aproximadamente 1 mil GWh por ano para a rede pública.

O programa Selo Energia Verde é uma iniciativa da Unica, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia. Segundo a Unica, as 64 usinas reconhecidas com o certificado deverão produzir, ao longo de 2019, um total de 19.598 GWh, tanto para o autoconsumo das unidades industriais quanto para o Sistema Interligado Nacional. A geração de energia renovável é equivalente a abastecer mais de 10 milhões de residências o ano inteiro, superior a toda geração anual de carvão mineral e evitará a emissão de 6 milhões de tCO2.