Ocorrências em parte do sistema elétrico de Maceió cortaram 203 MW de carga da Ceal por mais de uma hora no último sábado (16). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve o desligamento automático dos quatro transformadores 230/69 kV da subestação Maceió às 19:01 horas do referido dia, seguido, quatro minutos depois, pela indisponibilidade das linhas de transmissão 230 kV Messias/Maceió, em circuito duplo.

A causa inicial ainda deverá ser verificada, mas de acordo com o registro do Operador, houve o rompimento de um cabo e o consequente curto circuito na subestação Polo Cloro Álcool Químico, conhecida como SE PCA. A normalização dos equipamentos foi finalizada às 22:20 horas, enquanto que o restabelecimento das cargas, iniciado às 20:15 horas, foi concluído às 20:44 horas, exceto pela carga da SE PCA, recomposta só às 00:10 horas do domingo (17).

Novas Instalações no RS

O ONS também informou a conclusão dos testes de energização das LTs 230 kV Gravataí 2/Jardim Botânico e Jardim Botânico/ Porto Alegre 10, fruto do seccionamento da antiga linha Gravataí 2/Porto Alegre 10 e dos transformadores TR1 e TR2 de 83 MVA cada, todos de posse da Transmissora de Energia Sul Brasil – Tesb e localizados no Rio Grande do Sul, num movimento que representa o aumento na confiabilidade ao atendimento à demanda energética da região metropolitana da capital gaúcha.