A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a operação comercial da termelétrica UT UGPU Itabirito, num total de 4,9 MW de capacidade instalada divididos em três unidades geradoras. A UTE é de titularidade da Air Liquide Brasil e está localizada no município de Itabirito, em Minas Gerais.

A Aneel também deu provimento à solicitação da Esmeralda Energias Renováveis e liberou a central de geração fotovoltaica Fazenda Esmeralda para operação em testes das unidades G1, de 1 MW e G2 a G15 de 2 MW cada, totalizando 29 MW de potência em Agrestina, Pernambuco. Já a usina eólica Laranjeiras III, parte do Parque Eólico Laranjeiras, localizado em Gentio do Ouro, Bahia, foi outra a receber o parecer positivo do órgão regulador e poderá testar dez aerogeradores de 2,5 MW, num montante de 25 MW.

Por sua vez a Santa Maria Geração e Transmissão de Energia S.A teve três centrais de geração hidrelétrica no Espírito Santo contempladas pela decisão da Agência. A usina Cachoeira da Onça (0,9 MW) poderá testar duas turbinas, assim como a CGH Tabocas (0,44 MW). A central Santa Maria (0,24 MW) teve uma unidade liberada.