A Agência Nacional de Águas vai autorizar o aumento do volume liberado pela Chesf da hidrelétrica de Xingó de 750m³/s em média por semana para uma média de 800m³/s. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 8 de abril, na reunião da Sala de Crise do Rio São Francisco.

Em nota divulgada no início da noite, a ANA informou que o aumento das vazão defluente da usina foi motivada pela redução da geração de energia eólica no Nordeste, que ocorre normalmente nessa época do ano. Além disso, houve melhora nas condições de armazenamento na bacia do São Francisco, que no último domingo (7) acumulava 52,04% do volume útil no reservatório equivalente formado pelos reservatórios das UHEs Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE). No mesmo periodo do ano passado, o nível do reservatório da bacia era de 36,79%.

Desde abril de 2013, a defluência mínima de Sobradinho e Xingó tem ficado abaixo de 1.300 m³/s, em razão da escassez de chuvas na região. Até o fim do mês, a vazão mínima dos dois reservatórios permanecerá, em média, em 550 m³/s.