A ABB e a Rolls-Royce Power Systems anunciaram uma parceria global em tecnologia de microrredes e automação avançada. As empresas vão oferecer uma solução inovadora e energeticamente eficiente para concessionárias de serviços públicos, comerciais e industriais. As microrredes podem funcionar como uma rede não ativa, ou conectada à malha elétrica principal. Elas têm capacidade de se separarem perfeitamente da malha principal em uma emergência ou falha, o que é um recurso cada vez mais importante.

A solução vai proporcionar aos proprietários de ativos de geração de energia uma vista unificada e verticalmente integrada dos seus recursos de energia distribuída e de geração de energia renovável, fácil de instalar e que reduz os custos operacionais. Operações na nuvem, otimização de site e frota, previsão do tempo e de carga, além de algoritmos de machine learning oferecem percepções infinitas para tomada de decisão, como, por exemplo, saber onde aumentar investimentos em manutenção ou como aumentar os fluxos de receita para operar ativos mais rentáveis.

De acordo com Massimo Danieli, chefe da linha de negócio de automação de redes da ABB, o ABB Ability e-mesh garante uma rede de energia estável, mesmo com grandes índices de energia renovável vindos de diversas fontes, trabalhando em conjunto com motores a gás ou diesel já instalados. Segundo ele, a empresa tem muitas instalações de microrredes em escala global, e por meio da parceria com a Rolls-Royce, vai apoiar o crescente interesse por essas soluções. A Rolls-Royce oferece as soluções MTU Onsite Energy, para missões de energia crítica, em stand-by e contínua à geração combinada de calor e energia e microrredes. Para Andreas Schell, CEO da Rolls-Royce Power Systems, devido ao movimento rumo à descarbonização, os clientes procuram opções energéticas sustentáveis, que também proporcionem rentabilidade máxima.