Os reservatórios equivalentes das usinas hidrelétricas chegaram ao final do período úmido em melhores condições de armazenamento do que em 2018, à exceção da região Sul, informou o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. Na reunião mensal realizada nesta quarta-feira, 8 de maio, o CMSE decidiu manter a estratégia de não despachar usinas termelétricas fora da ordem de mérito.

Em nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia, o comitê informou que as chuvas de abril ficaram próximas ou ligeiramente acima da média nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional. Para os próximos sete dias estão previstos maiores volumes de chuvas nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu.

Os níveis de armazenamento atingiram no mês passado 45,1% no subsistema Sudeste/Centro-Oeste; 43,4% no Sul; 57,9% no Nordeste e 70,9% no Norte. Nos seis primeiros dias de maio a água armazenada nos reservatórios equivalentes aumentou em todas as regiões e atingiu 45,7% (SE/CO), 45,6%(S), 58,2% (NE)e 71,3% (N), e a expectativa e de que esse continuarão a aumentar ate o fim do mês.