A CPFL Soluções entregou para a Syngenta, líder global na produção de defensivos agrícolas, uma subestação de energia que amplia a capacidade de consumo energético da unidade fabril da empresa localizada em Paulínia, no interior paulista. A nova SE contou com um aporte de recursos na ordem de R$ 10 milhões e possui 138/11,4 kV de tensão, doze alimentadores e um transformador de 6,25 MVA.

A estação foi construída pela companhia em doze meses, com as obras contemplaram também cerca de 200 metros de linhas de transmissão, suportadas por uma torre de transmissão e um poste, que ligam a subestação ao Sistema Interligado Nacional (SIN), de onde vem a energia para a unidade. A nova infraestrutura supre o crescimento da demanda da empresa por energia e garante a qualidade do fornecimento durante o processo produtivo da fábrica. Desde o início da elaboração do projeto, as equipes especializadas da subsidiária analisaram minuciosamente a necessidade do cliente para oferecer a melhor solução, com o menor custo possível, e dentro do prazo que atendesse essa necessidade de segurança energética.

O diretor Comercial de Soluções Energéticas da CPFL Soluções, Flavio de Souza, afirma que, com a nova subestação, a Syngenta passa a ter condições de expandir sua planta sem que a segurança energética seja colocada em risco. “Ao analisar a necessidade do cliente, constatamos que uma simples oscilação no fornecimento pode colocar toda uma linha de produção em risco, o que acarretaria em prejuízos para a empresa. A construção de uma subestação exclusiva para atender a fábrica elimina essa possibilidade”, explicou.

Já o Diretor da Planta de Paulínia, Humberto Freitas, disse que migrar a alimentação da fábrica de Paulínia para o sistema que opera em alta tensão trouxe mais robustez, segurança no consumo e qualidade de energia. “As tecnologias que solicitamos para o projeto junto ao time de Paulínia, que acompanhou o mesmo desde o início, nos deram segurança operacional e um sistema de controle completo que possibilita informações em tempo real de toda subestação”, avaliou, afirmando que o sistema de recepção, transformação e distribuição de energia elétrica para a fábrica está pronto para suprir as demandas e metas da corporação. “Temos também a certeza de que nossos colaboradores que atuam diretamente nestas instalações estão seguros e com total confiança nos equipamentos instalados para o controle e proteção da energia recebida na unidade de Paulínia”, completou.