O projeto de lei 10.985 que trata da solução para o GSF poderá chegar à votação do plenário o mais breve possível. Essa é a expectativa do governo uma vez que o tema deverá ser alvo de um acordo de líderes, o que na prática habilita a medida a ir direto ao Plenário. O projeto, que estava pautado na Comissão de Minas e Energia, poderá ser enviado diretamente caso haja acordo.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, há essa possibilidade, mas ponderou que o Congresso Nacional tem uma agenda de outras medidas para avaliar. “Passando esse período com várias medidas provisórias na pauta, acredito que tanto a Câmara quanto o Senado retomarão a dinâmica própria de avaliação dos projetos. Esse tema já entrou na pauta mas não houve clima, mas acredito que possamos vencer esse desafio que é importantíssimo para o setor elétrico”, comentou ele.

O ministro disse que todos estão conscientes da importância da solução do GSF e que tem conversado com todos os partidos exaustivamente para a aprovação desse projeto ainda neste semestre.

Sobre a Medida Provisória 879 ele afirmou que esteve com o relator Otto Alencar (PSD-BA) na semana passada para esclarecer a medida. “O senador me disse que não tem o objetivo de acolher nenhuma emenda porque ele entende que a MP trata de um assunto”, comentou.