Os investimentos em geração de energia elétrica superaram a marca de R$ 312 bilhões, considerando a contratação realizada nos leilões promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no período de 2005 a 2019, informou a instituição em nota divulgada nesta quarta-feira, 19 de junho. Os dados estão disponíveis em uma nova ferramenta desenvolvida pela Aneel. No total, houve a contratação de 86 GW de capacidade instalada e a criação de 1,2 milhão de empregos diretos.

Segundo a Aneel, a ferramenta é de fácil acesso e consulta, com relatórios e painéis interativos (no formato Power BI) por meio da qual é possível realizar pesquisas detalhadas de acordo com fonte, status do empreendimento, empregos estimados, além de outros dados. A plataforma permite ainda a busca de empreendimentos por meio de geolocalização.

A ação faz parte da estratégia de boas práticas no âmbito dos leilões promovidos pela agência, entre as quais a melhoria da atratividade e competitividade dos leilões de expansão da geração e também de transmissão, por meio de ações e aprimoramentos regulatórios.

A estratégia de aumentar a atratividade dos certames contempla ainda a adoção de prazos realistas de implantação de instalações de transmissão e a criação de mais modalidades de leilões de novos empreendimentos de geração (A-4, A-6 e A-7), o detalhamento da Matriz de Riscos nos Contratos de Concessão e a disponibilização dos editais, contratos e demais anexos dos leilões de geração e transmissão.

Está prevista ainda a divulgação da ferramenta de dados para resultados de leilões de transmissão de energia elétrica, realizados desde 1999.