Através de uma parceria firmada com a Cabify, a EDP inaugurou uma estação de recarga gratuita de carros elétricos no bairro Pinheiros, na cidade de São Paulo. O local, chamado de Cabify Home, é um espaço físico destinado à assistência e ao descanso dos condutores do aplicativo. A plataforma ainda irá oferecer taxa zero aos motoristas que começarem a rodar com carro elétrico, ou seja, ficarão com 100% do lucro das corridas. O ponto para carregamento é aberto a qualquer pessoa que tenha automóvel elétrico e o serviço é gratuito.

Considerado um projeto-piloto, o carregador de plugue modelo T2 vai atender a maioria dos modelos de veículos elétricos do Brasil. O equipamento foi instalado em uma das vagas do espaço e tem potência de 7,4 kW, podendo carregar um carro por completo num intervalo de seis a sete horas. Os motoristas também poderão fazer recargas de menor tempo, se preferirem. A instalação do ponto foi concluída no último domingo (21) e já está em funcionamento. Para utilizá-la, os motoristas terão que solicitar um cartão de abastecimento através deste site.

Para Nuno Pinto, head de Negócios B2C da EDP, a iniciativa reflete a crença da companhia de que a oferta de infraestrutura adequada é fundamental para impulsionar a adoção dos veículos elétricos no Brasil. “Com esta parceria a EDP mais uma vez se posiciona de forma pioneira, preparando-se para assumir a liderança do mercado de soluções de mobilidade elétrica”, assinala. Atualmente já existem mais de 8.500 veículos híbridos e elétricos em circulação no país e segundo a Aneel, a expectativa é que o número desses automóveis chegue a 2 milhões por aqui em 2030.

De acordo com Vanessa Souza, gerente de marketing da Cabify, a medida tem o objetivo de incentivar o uso de tecnologias limpas e ampliar as ações de responsabilidade socioambiental da empresa. “Hoje somos o único aplicativo de mobilidade urbana da América Latina a compensar a emissão de carbono de toda sua operação. Sabemos que o veículo elétrico é uma tendência no mundo e estamos felizes em ser a primeira plataforma a oferecer esse recurso para os motoristas parceiros”, comenta.

Em 2018, a EDP Brasil foi a responsável, ao lado do BMW Group Brazil, pela criação do primeiro corredor de abastecimento de veículos elétricos entre Rio e São Paulo, com um investimento de R$ 1 milhão. Graças à instalação de seis estações de recarga ao longo da rodovia Presidente Dutra, agora é possível realizar uma viagem completa em carro elétrico entre as duas cidades mais populosas do Brasil. Em Portugal, a infraestrutura de eletropostos da companhia já permitiu realizar mais de 59 mil abastecimentos de VEs, totalizando mais de 720 MWh carregados e evitando a emissão de mais de 540 toneladas de CO2.