A Vestas inaugurou sua nova fábrica no município de Aquiraz, no Ceará, que irá produzir as turbinas V150-4.2MW, abrindo caminho para a expansão da plataforma de 4 MW da empresa no Brasil e na América Latina. “Um dia memorável, pois representa o fruto da união de esforços de centenas de pessoas”, comentou o presidente da companhia na América Latina, Rogério Zampronha, afirmando que a nova unidade será fundamental para consolidar a liderança no mercado brasileiro nos próximos anos e quem sabe tornar a eólica como principal fonte energética no mundo.

A empresa anunciou a expansão de sua capacidade fabril no país em outubro de 2018 e, desde então, já ultrapassou a expressiva marca de 2,6 GW em pedidos para o modelo. Com a nova fábrica, serão gerados 200 empregos diretos e mil oportunidades indiretas na região, além de 600 vagas adicionais para fornecedores da empresa em outros estados do Brasil.

O executivo destacou o recebimento que o projeto teve do estado do Ceará., “uma região parceira e fundamental para o desenvolvimento dos negócios da Vestas” e disse que o estado tem apoiado investimentos para melhora dos indicadores socioeconômicos, aplicando positivamente políticas de atratividade de investimento.

Atualmente, a fabricante possui 1,5 GW instalados ou em construção no país, o que corresponde a aproximadamente 750 turbinas. Além das unidades de fabricação em Aquiraz, a companhia ainda possui um Centro de Serviços em Natal, no Rio Grande do Norte e um escritório administrativo em São Paulo, onde são coordenadas as operações de vendas, construção e serviços no país.