A Delta Geração comprou da Engie a termelétrica Wiliam Arjona (190 MW) e anunciou que pretende retomar a operação da usina no segundo semestre de 2020. No final de 2017, a Engie pediu a revogação da autorização do empreendimento alegando perda de viabilidade econômica. O valor da operação não foi divulgado.

Localizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a usina pode operar utilizando gás natural ou óleo diesel. Segundo comunicado do grupo Delta Energia divulgado nesta sexta-feira, 22 de novembro, aposta do grupo neste novo segmento deve-se pelo contexto de um futuro promissor para o mercado de gás natural, mais competitivo e dinâmico, com vistas à promoção de novos investimentos na cadeia do setor elétrico nacional.

“A compra da usina é a porta de entrada em geração de energia e amplia nosso campo de atuação, já consolidado em comercialização de energia e gestão de fundos de investimento”, disse o presidente da Delta Geração, Marconi de Araújo.

Com esse investimento, o Grupo Delta diversifica seu portfólio. Com 18 anos de existência, a empresa iniciou suas atividades em comercialização de energia elétrica, passou a atuar no mercado de biocombustíveis e na estruturação de fundos de investimentos em energia do Brasil.

A Delta Energia está entre as maiores comercializadoras de energia do país, transacionando um montante superior a 5 mil MW médios – o equivalente a 8% do consumo de energia brasileiro. É responsável pela gestão de cerca de 2.700 MW médios de consumidores livres e geradores e possui mais de 500 clientes no mercado livre.

O Grupo assessora ainda seus clientes no processo de migração para o mercado livre, desenvolve estratégias para a aquisição de energia, além de oferecer outros serviços, como gestão de contratos, estudos de mercado, projeção de preços, suporte regulatório e assessoria em leilões de energia.

 

Aneel aceita pedido de revogação da UTE Willian Arjona