A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou para a operação em teste a partir do último sábado, 7 de dezembro, a terceira unidade de geração da UHE Colíder (MT, 300 MW). A liberação foi publicada nesta segunda-feira, do Diário Oficial da União. A unidade, assim como as duas anteriores, possui 100 MW de capacidade instalada. A usina é de titularidade da estatal paranaense Copel e está localizada no município de Nova Canaã do Norte (MT), no rio Teles Pires.
Nessa mesma edição, a Aneel liberou 18 unidades geradoras para início de operação em teste a partir do dia 7 de dezembro da UTE Fonte Boa – CGA, de 352 kW cada, totalizando 6,3 MW de capacidade instalada. A usina da Aggreko está localizada no município de Fonte Boa (AM).
E ainda, a PCH Tupitinga foi autorizada a realizar os testes das UGs 2 e 3, de 9,6 MW cada, totalizando 19,2 MW. A central é de propriedade da RPee Energia, instalada em Campos Novos (SC).
Suspensão
Já por meio do despacho No. 3.411, a agência reguladora suspendeu a operação comercial da Usina Termelétrica Igarapé, com 131 MW de potência instalada. A central de geração fica no município de Juatuba (MG), outorgada à Cemig Geração e Transmissão por meio da Portaria nº 812, de 13 de agosto de 1974.