O negócio de Grid Solutions da GE Renewable Energy anunciou a Kelman DGA 900 Plus, solução focada na análise de transformadores de potência, equipamentos essenciais para a transmissão de energia. A nova solução da GE foi desenvolvida para monitorar de perto a “saúde” desses equipamentos, fator crítico em qualquer rede e para as empresas que os utilizam, sejam transmissoras, geradoras, distribuidoras ou mesmo grandes indústrias que produzem sua própria energia.

O novo equipamento usa a técnica de análise de óleo e gases dissolvidos e outras funcionalidades de monitoramento, tal como monitoramento de temperatura e buchas no mesmo equipamento, podendo determinar de forma efetiva a condição atual de funcionamento dos transformadores de potência, além de alertar para possíveis problemas no futuro.

De acordo com Rodrigo Gatti, da GE Grid Solutions, o equipamento oferece a análise diária de gases de forma remota, aumentando os níveis de prevenção de falhas, mas que ainda é capaz de realizar esse monitoramento de hora em hora. Segundo ele, esse diagnóstico é de extrema importância, uma vez que os transformadores de potência são ativos de alto custos para as empresas, e, em caso de falhas graves, podem provocar quedas de energia significativas em cidades inteiras. Ainda segundo ele, muitos usuários não possuem equipamentos reserva e uma substituição ou reparo pode levar meses, potencializando prejuízos às empresas.

O executivo lembra que, além da proteção do ativo das empresas, a adoção do Kelman DGA 900 Plus aumenta a segurança dos funcionários responsáveis pela manutenção, já que não há exposição desses profissionais, que podem realizar o serviço de forma 100% remota, a quilômetros de distância. Outra vantagem que ele cita é a questão ambiental, uma vez que a prevenção de falhas pode evitar acidentes com o óleo contido nos transformadores. Para ele, a solução também se diferencia das demais por não precisar de calibrar ou comprar qualquer outro insumo para que ele funcione. Ele proporciona análise de óleo e monitoramento de transformador embarcado no mesmo equipamento, com garantia de até cinco anos.

A tecnologia desenvolvida pela GE foi testada e aceita em campo, com mais de 15 mil unidades instaladas nos últimos 15 anos. A nova solução traz uma série de vantagens para os gestores de energia e foi desenvolvido com base no conceito de modularidade em suas funcionalidades e no conceito “tudo em um” para montagem, o que, na prática, permite minimizar e simplificar a arquitetura de comunicação , garantindo perfeita integração entre os diferentes sistemas. O Kelman DGA 900 Plus ainda possui tela de toque colorida local, que permite a configuração local ou remota do equipamento, por meio de um servidor da Web incorporado ou pela amplamente conhecida Perception.