O boletim mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico, que monitora regularmente a carga de energia no País, divulgado nesta terça-feira, 12 de maio, aponta que houve queda de 0,6% no mês de março no uso da energia elétrica, se comparado com o mesmo período de 2019. Já, se comparado com o último mês de fevereiro, houve um recuo de carga de 3,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a carga do Sistema Interligado Nacional apresentou uma variação positiva de 0,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Durante meados de março, as medidas implementadas de isolamento social, devido à pandemia do Coronavírus no Brasil, provocaram a interrupção de diversas atividades dos mais variados setores da economia. Este fato alterou o comportamento da carga no restante do mês, provocando uma redução na carga de 14%.

Das quatro regiões mapeadas, a Sul foi a única que não registrou queda, com o uso de 4,4% a mais de carga, se comparado com março de 2019. As demais localidades tiveram redução: Nordeste com menos 1,8%; Sudeste/Centro Oeste com diminuição de 1,7% e, por último, o Norte com consumo 0,3% mais baixo.