A Eletronorte, subsidiária da Eletrobras, anunciou que investirá R$ 74 milhões na ampliação da hidrelétrica Curuá-Una (PA), que passará de 30 MW para 42,8 MW de capacidade instalada. O contrato para a instalação de uma quarta turbina foi assinado com as empresas GE Energias Renováveis e Intertechne Sistemas. A obra tem prazo de 22 meses para conclusão.

A estimativa de acréscimo anual de receita com a nova máquina é da ordem de R$ 7 milhões após sua entrada em operação comercial. Haverá ainda o aumento de receita com a comercialização de energia por 10 anos adicionais, em função da prorrogação do contrato de concessão.

Segundo o superintendente de geração da companhia, Gilberto Tannús Elias, o investimento será o primeiro de aumento da geração da Eletronorte em mais de uma década. Para Jader Rios Balbino, gerente de gestão de geração e transmissão, a assinatura do contrato em meio à pandemia da Covid-19 é mais uma demonstração que Eletronorte está se reinventando para seguir com seus trabalhos. “É um empreendimento importante da carteira da empresa e as equipes estão muito motivadas para o alcance de seu sucesso”, disse.