O BNDESPar contratou a BR Partners Assessoria Financeira para prospectar potenciais interessados em comprar a totalidade de sua participação acionária na AES Tietê, equivalente a 28,41% do capital total da geradora de energia elétrica. Segundo o BNDESPar, a celebração do contrato de assessoria financeira não “significa uma decisão de alienação da referida participação”. A aceitação de qualquer proposta será avaliada posteriormente pelo banco.

A AES Tietê é uma das maiores geradores de energia do país, com 3,7 GW em capacidade instalada. A corporação tem valor de mercado de R$ 6 bilhões, segundo calculo realizado em  14 de abril de 2020.

No início de março, a AES Tietê foi alvo de uma oferta hostil de combinação de negócios que partiu da Eneva. No entanto, a oferta foi rejeitada pelo Conselho de Administração da Tietê, de forma unânime.

Além do BNDESPar, a AES Holdings Brasil detém 24,35% do capital total da AES Tietê; a Eletrobras possui 7,94%. E pouco mais de 39,3% estão pulverizados no mercado de ações.