As hidrelétricas Peixe Angical (498,7 MW) e Lajeado (902,5 MW), controladas pela EDP, foram apontadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com as duas melhores do Brasil. Além delas, a UHE Mascarenhas, também gerida pela EDP, aparece entre as 10 primeiras posições do ranking. O órgão regulador avaliou 148 usinas de geração de energia na campanha de fiscalização realizada em 2019 e 2020.

A UHE Peixe Angical obteve nota 99,40 no ranking geral, com pontuação máxima em cinco dos seis tópicos listados: meio ambiente, segurança, gestão da operação, gestão da manutenção e operação e manutenção. Já a UHE Lajeado recebeu nota máxima em quatro deles. A UHE Mascarenhas ficou com a oitava posição na lista. O monitoramento aconteceu em duas etapas distintas, entre dezembro de 2019 e abril de 2020.

Este é o segundo ano seguido em que uma usina administrada pela EDP aparece no primeiro lugar do ranking. No ano passado, coube à UHE Lajeado ocupar a primeira colocação.

“É com grande satisfação que recebemos o reconhecimento da Aneel. Ter em nosso portfólio as duas melhores hidrelétricas do país e ainda uma terceira entre as dez melhores nos mostra que todo o esforço em busca da aplicação das melhores práticas de sustentabilidade e segurança operacional foi recompensado”, disse Luiz Otávio Henriques, vice-presidente de Geração, Transmissão e Comercialização da EDP, em nota à imprensa.

A Campanha de Fiscalização de Desempenho Operacional DARDO, da Aneel, avalia se o serviço prestado pelas usinas corresponde ao nível de desempenho operacional definido pelo órgão. As hidrelétricas despachadas de forma centralizada somam 93.327 MW de capacidade instalada, equivalente a 54% da potencial total de geração do Brasil.

A UHE Peixe Angical está localizada no município de Peixe, a 290 quilômetros de Palmas, no Tocantins, e iniciou sua operação em 2006. O empreendimento é operado pela Enerpeixe, empresa que tem como proprietários EDP (60%) e Furnas (40%). A UHE Lajeado, construída no Rio Tocantins, opera a fio d’água.

A EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico. Atua em transmissão, comercialização e serviços de energia. Em distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina.