A Terna concluiu a negociação de compra de uma linha de transmissão vendida pela Construtora Quebec. A LT 500 kV Governador Valaradres-Mutum terá 150 km de extensão, localizada em Minas Gerais. Projeto Linha Verde I é o segundo adquirido pela companhia no Brasil e na América do Sul.

“A nova infraestrutura permitirá melhorar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade da rede elétrica brasileira e aproveitar melhor o potencial de produção de fontes renováveis”, disse a companhia em comunicado enviado à imprensa nesta quarta-feira, 12 de agosto.

O negócio recebeu autorização da Agência Nacional de Energia (Aneel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O arcodo prevê que todas as atividades de desenvolvimento e gestão das infraestruturas são atribuídas à Terna e as atividades de EPC à Construtora Quebec. O valor da operação, que inclui os custos de desenvolvimento e a realização das obras, é de aproximadamente US$ 50 milhões, e será financiada em grande parte através de uma operação de project financing (empréstimo bancário).

A Terna já está realizando em Minas Gerais a Linha Verde II “Presidente Juscelino-Itabira”, com cerca de 150 km de extensão e adquirida, também da Construtora Quebec, com a finalilzação da operação ocorrida em novembro de 2019.

Na soma dos dois empreendimentos, o investimento da Terna no Brasil será de aproximadamente US$ 100 milhões.