A Enel X concluiu o projeto de uma usina destinada a minigeração distribuída para a empresa de hotelaria offshore Fratelli Cosulich do Brasil. O sistema de 132 kWp entre 395 painéis instalados no telhado da companhia em Macaé (RJ) é capaz de atender a aproximadamente 136 residências com consumo médio mensal de 200 Kwh, sendo possível suprir 94% da energia consumida pelo empreendimento a cada mês.

O braço de inovação da Enel esteve envolvido desde o estágio de desenvolvimento da solução adequada ao cliente até a instalação dos equipamentos, que contempla também uma subestação de 112,5 kVA. Quando o consumo de energia na empresa for menor do que a capacidade gerada pela usina solar, o excedente será disponibilizado para a Enel Distribuição Rio, gerando crédito pela energia injetada e abatimento no valor da conta de luz do cliente.

Dados do mês de julho da Aneel revelam que a geração distribuída triplicou o volume de potência instalada no país nos últimos 12 meses, ultrapassando os 3 GW em projetos de micro e minigeração de energia elétrica. Ainda de acordo com o regulador, o Brasil conta com cerca de 264 mil usinas em operação, atendendo a mais de 340 mil unidades consumidoras do país.