A Neoenergia, em parceria com o Ibama, realiza nesta quinta-feira, 24 de setembro, audiência pública virtual para definição do licenciamento ambiental das linhas de transmissão da companhia. Trata-se de um formato de audiência inédito para o setor elétrico e visa evitar atrasos no cronograma das audiências, suspensas desde março em função da pandemia de Covid-19. Essa modalidade foi pleiteada pela empresa junto aos órgãos ambientais com o objetivo de manter em dia o calendário de audiências.

Serão quatro audiências públicas realizadas desta forma. Três de competência do Ibama, por envolver linhas de transmissão que passam por mais de um estado, e uma delas sob a organização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), órgão ambiental do Rio Grande do Sul.

Agenda

Para quem deseja interagir durante o encontro, é necessário realizar o cadastro no site , no qual aparecerá a opção ‘Assistir’ no dia e horário marcados. O envio de mensagens acontecerá por meio do WhatsApp, pelo telefone (11) 99191-0668, ligação gratuita no 0800 777 0733 ou diretamente no site, selecionando o tema, palestrante e digitando a pergunta. A audiência também pode ser acompanhada pelo YouTube, em link que será disponibilizado no site da audiência pouco antes o início de sua transmissão.

Nesta semana, acontece a audiência pública virtual no Rio Grande do Sul, organizada em parceria com a Fepam. O encontro virtual acontece nesta  quinta-feira e terá como pauta uma das linhas de transmissão da Lagoa dos Patos, inclusa no Lote 14 (leilão 04/2018), que passa pelo Rio Grande do Sul. Ao total, serão 769 quilômetros de linhas e duas ampliações de subestações. A audiência acontecerá a partir das 19h e, para acompanhar o interessado pode acessar este link.

Outro empreendimento da Neoenergia com Audiência Pública Virtual agendada com o Ibama é o Lote 1 – Vale do Itajaí (Leilão 04/2018). Previsto para ocorrer às 18h do dia 28 de setembro, apresentando os estudos ambientais realizados para o trecho de linha de transmissão e subestações de energia, denominado LT 525 kV Areia – Joinville Sul, contemplando a ampliação de uma subestação de energia (SE Areia), entre os estados de Santa Catarina e Paraná, atravessando 15 municípios. Para mais informações, basta acessar o site .

Acontecerá também a segunda audiência pública virtual para o projeto Lagoa dos Patos (Lote 14B), prevista para o dia 5 de outubro, que deverá tratar das linhas de transmissão que passam pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ao todo, serão 252,2 quilômetros de linhas e três ampliações de subestações. A audiência acontecerá a partir das 18h e para acompanhar os interessados precisam apenas acessar o site da audiência.