A Equatorial Pará tem investido R$ 178 milhões para avançar com o projeto de modernização da rede elétrica de cinco bairros em Belém e nos municípios de Marituba, Abaetetuba, Barcarena, Breves e Igarapé-Miri, com benefícios a 115 mil consumidores. Os trabalhos iniciaram em janeiro desse ano e a previsão de conclusão é dezembro de 2021.

De acordo com o gerente de Serviços Técnicos e Comerciais, Ricardo Maciel, a iniciativa prevê a troca do atual parque medidor para o sistema de medição centralizada (SMC), que propicia leitura e operações de corte e religamento automatizadas. Assim, a concessionária espera ter maior confiabilidade e rapidez nos serviços prestados,  possibilitando ao cliente acompanhar seu consumo por meio do display do dispositivo.

Atualmente, mais de 303 mil clientes da concessionária em Belém, Marituba e Ananindeua já foram contemplados com a troca da rede. O resultado é avaliado como positivo com a redução do número de clientes cuja leitura não era realizada anteriormente por algum tipo de impedimento. Já o tempo e a frequência de interrupções no fornecimento diminuíram em 42% e 34%, respectivamente, informa a companhia.

Eficiência Energética – Além do projeto de modernização, a Equatorial divulgou que pretende identificar, por meio do programa de eficiência energética, as necessidades dos clientes nas áreas impactadas, no intuito de promover ações para que o consumo de energia possa diminuir nas residências, como palestras, troca de geladeiras e lâmpadas, além de buscar potenciais consumidores para que se cadastrem na Tarifa Social e possam obter até 65% de desconto na conta de luz.