A EDP Espírito Santo anunciou que até novembro deste ano irá concluir as ações de eficiência energética nos sistemas de iluminação do Terminal do Ibes, em Vila Velha, com a substituição dos equipamentos obsoletos por tecnologias mais eficientes, além da instalação de um sistema de geração solar. O objetivo é tornar o local autossuficiente, com o excedente energético sendo transferido para outra instalação da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), o Terminal de Vila Velha.

O projeto, que conta com aporte de R$ 450 mil dentro da Chamada Pública de Projetos do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel, prevê a instalação de 224 módulos fotovoltaicos com capacidade de 75 kWp, e que poderão prover uma economia de 138,17 MWh ao ano para o terminal, volume equivalente ao consumo de aproximadamente 57 residências durante um ano ao considerar uma casa com demanda de 200 kWh ao mês.

Já as ações no sistema de iluminação consistem na troca de lâmpadas fluorescente compactas, tubulares, vapor metálico e reatores por 187 lâmpadas e luminárias LED. A substituição proporcionará também redução nos custos de manutenção, já que a durabilidade do LED é de cerca de 25 mil horas – 25 vezes mais que lâmpadas incandescentes e 4 vezes mais que as lâmpadas fluorescentes compactas. A previsão para conclusão dos trabalhos é para novembro deste ano.