O Ministério de Minas e Energia informou em nota oficial que uma máquina de purificação transportada de balsa já está na subestação Macapá (AP) para o processo de descontaminação do óleo do transformador número 3 da instalação. Duas outras máquinas que estão em São Luís (MA) serão levadas para a capital do Amapá ainda nesta sexta-feira ,6 de novembro, em uma aeronave Hércules C130 da Força Aérea, para acelerar o processo de purificação.

De acordo com o MME, a expectativa é de que o óleo usado no transformador alcance até a noite de hoje o nível de pureza necessário para a operação do equipamento. Isso vai permitir o restabelecimento de cerca de 70% da carga de energia  para atendimento dos 14 municípios atingidos pelo apagão iniciado na noite da ultima terça-feira, 3 de novembro.

A FAB também vai transportar quatro geradores em uma aeronave KC-390 de Manaus até Macapá. Esses equipamentos vão garantir geração térmica para o atendimento emergencial de atividades essenciais definidas pelo governo do Estado. Todas essas ações, segundo o comunicado, foram discutidas pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e com o governador Waldez Góes.

Apagão

O Amapá entrou no terceiro dia sem energia, desde que uma explosão seguida de incêndio em um dos transformadores da SE Macapá desconectou o estado do Sistema Interligado Nacional. No acidente, um segundo equipamento também foi avariado e ficou fora de operação. O terceiro transformador  não pode ser acionado porque estava desligado para manutenção desde dezembro do ano passado. Macapá, que tem uma carga de 240 MW, mas estava recebendo apenas 40 MW da usina hidrelétrica de Coaracy Nunes.