A Neoenergia concluiu a instalação de uma ferramenta de hiperconvergência da empresa Nutanix em todas as suas distribuidoras – Celpe (PE), Coelba (BA) Cosern (RN) e Elektro (SP) e (MT), numa iniciativa que visa otimizar e automatizar determinados processos de infraestrutura e tecnologia da empresa, aumentando a confiabilidade e segurança no abastecimento de energia para as unidades consumidoras.

A hiperconvergência é um processo de unificação de estruturas tecnológicas, onde é possível reduzir em até 60% a infraestrutura que está dentro de um data center convencional, garantindo as mesmas características de redundância no sistema e escalabilidade do mesmo, gerando economia de aproximadamente 40% no custo dos processos.

“Hoje nós temos um agregado de tecnologia, que seria o espaçamento de disco, memória e processamento. Com o novo sistema, todos esses processos ficarão em apenas um lugar”, explicou o analista de infraestrutura da Neoenergia e coordenador do processo, Marlos Santos.

Além das melhorias de processos internos e redução de custos das distribuidoras, a plataforma permite aumentar a performance de processamento, estabilidade, velocidade e escalamento de dados em comparação à tecnologia convencional, o que deve trazer ganhos para o consumidor de energia.

Para Bruno Agra, Supervisor de Sistemas de Tempo Real e Cibersegurança da companhia, os serviços prestados ganharão aplicações, velocidade, segurança e resiliência dos dados, que junto aos sistemas digitais são a alma das companhias atualmente, um “ambiente que será a base de sustentação para os sistemas utilizados para operar na rede da Neoenergia”, analisou.