A fabricante Weg fechou um contrato com a OXE Energia para o fornecimento de quatro conjuntos completos de turbo-geradores para as termelétricas a biomassa Bonfim, Pau Rainha, Cantá e Santa Luz, localizadas em Roraima, incluindo serviços de logística, montagem e comissionamento. As entregas dos equipamentos ocorrerão no primeiro trimestre, com previsão de operação e comercialização da energia, já vendida em leilão da Aneel, até junho de 2021.

O acordo prevê ainda a instalação de quatro turbinas de reação, condensação, com duas tomadas sem controle, instalação tipo back-side, modelo CT em conjunto com quatro geradores síncronos trifásico, de 12,5 MVA, 13,8 kV, 1.800 rpm, 60 Hz, além de quadros elétricos de proteção e controle, totalizando um faturamento de aproximadamente R$ 39 milhões.

Instaladas em dois locais distintos, com aproximadamente 50 quilômetros de distância, as usinas terão capacidade individual instalada de 11,5 MW e utilizarão cavaco de madeira reflorestada como biomassa, modalidade altamente viável na região. As UTEs integram o plano de segurança elétrica desenhado para o estado, que desde 2019 deixou de importar energia da Venezuela e passou a depender integralmente das termelétricas locais, que operam a óleo diesel, num volume que varia de 700 a 1.100 milhão de litros para a região.