A Energisa MS inaugurou na última quinta-feira, dia 21 de janeiro, em parceria com a Marinha do Brasil, o mais novo centro de treinamento voltado para a qualificação de marinheiros. O projeto instalado na Base Fluvial de Ladário, em Mato Grosso do Sul, faz parte do Programa Soldado Cidadão e do projeto Marinheiro empreendedor, que tem como objetivo devolver o marinheiro à sociedade após o período de serviço militar obrigatório, com uma especialização, assim facilitando sua inclusão e adequação ao mercado de trabalho.

A distribuidora informou que o projeto oferecerá cursos de Formação de Eletricistas de Operação e Manutenção em Redes de Distribuição – COMAN, com duração de 240 horas, para qualificação de mão de obra em atendimento a sociedade nas questões atreladas à rede elétrica. A parceria se formou após a modernização do Complexo Naval de Ladário, feito pela Energisa, que se dispôs a colaborar com a capacitação dos militares que trabalham no setor de eletricidade ou que futuramente venham a trabalhar. Ao todo, cerca de 153 mil reais foram investidos pela empresa no projeto.

A companhia anunciou ainda que firmou contrato com a Base Fluvial da Marinha de Ladário para dar inicio a um projeto que tem como objetivo tornar mais eficiente o consumo de energia no local. De acordo com a Energisa, as ações preveem a eficiência energética dos sistemas de iluminação e condicionamento de ar, através da substituição de luminárias e lâmpadas convencionais por luminárias e lâmpadas de alta eficiência e substituição de equipamentos de ar condicionado de baixo rendimento por novos mais eficientes, além da instalação de um sistema fotovoltaico. O projeto deve gerar uma economia anual de 262,86 MWh. Essa economia equivale ao consumo médio de 100 unidades consumidoras, com uso mensal de 220 kWh/mês.