A Landis+Gyr e a distribuidora Amazonas Energia firmaram uma parceria para levar avançadas tecnologias de medição inteligente para o estado. Ao garantir maior eficácia e segurança no combate a perdas não técnicas, a implantação da medição inteligente e de serviços agregados irá acelerar a modernização da rede de distribuição da concessionária, melhorando o serviço prestado a seus clientes. As tecnologias avançadas de medição contribuem com as comunidades locais e a proteção do meio ambiente, aumentando a eficiência ao longo da rede e reduzindo as emissões de CO2, principalmente em regiões que utilizam geração de usinas termelétricas. Com uma melhor gestão do sistema de distribuição como um todo, a tecnologia da Landis+Gyr também ajudará a Amazonas Energia a evitar quedas de energia.

De acordo com Oscar Villalobos, VP & Country Manager da Landis+Gyr para a América do Sul, é um orgulho fazer parte da modernização que a Amazonas Energia está promovendo nos negócios e nas redes de distribuição de energia do estado, o que reflete a transparência e o respeito que a empresa tem por seus consumidores. Segundo ele, como especialista em combates a perdas não técnicas e medição centralizada, o compromisso da Landis+Gyr é fornecer soluções confiáveis, escalonáveis e interoperáveis, bem como serviços de alta qualidade técnica, que possibilitem à Amazonas Energia atingir metas de recuperação de receita e de atendimento aos consumidores.

A Landis+Gyr fornecerá a solução de medição centralizada inteligente SGP+M Mesh IP a 100 mil clientes da Amazonas Energia. A fabricante tem mais de 2,5 milhões de pontos de medição centralizada em funcionamento no Brasil e outros países da América Latina. Será utilizada a avançada plataforma Gridstream Connect RF Mesh IP, além do sistema Command Center para aquisição de dados de medição e de serviços necessários para o pleno funcionamento e integração da solução.

Para William Fernandes, Head of Product Management da Landis+Gyr para a América do Sul, a plataforma proporciona o que há de mais avançado, seguro e escalável no mercado para redes de medição inteligentes. Segundo ele, além de apresentar requisitos avançados de segurança cibernética e interoperabilidade, a plataforma já está em operação em aplicações de alto fluxo de dados para dezenas de milhões de sensores em distribuidoras de energia no Brasil e no exterior. Com isso, a Amazonas Energia contará com a solução de medição centralizada mais robusta contra fraudes aliada às demandas futuras da Internet das Coisas.