A Copel está disponibilizando em seu website um guia para auxiliar minigeradores na apresentação dos projetos de proteção de seus sistemas. Trata-se do Manual de Apresentação de Projetos de Proteção para Acessantes de Geração, desenvolvido com o objetivo de padronizar o conteúdo e a forma de entrega dos projetos à Copel e, assim, facilitar a aprovação.

A distribuidora informou que o projeto de proteção do sistema é um dos itens que devem ser disponibilizados à concessionária quando o cliente instala um sistema de geração distribuída, a depender da sua capacidade instalada. Vale para geradores de energia fotovoltaica acima de 300kW e de minigeradoras hidroelétricas (PCHs e CGHs) ou termoelétricas (UTEs) com potência acima de 75 kW. Abaixo dessas potências, o sistema de proteção é mais simples, o que facilita o processo de apresentação.

A companhia destacou que o guia será tema de um webinar gratuito promovido pela equipe do projeto para apresentar o material e tirar dúvidas dos usuários. O manual pode ser utilizado por acessantes de geração distribuída nas modalidades de compensação e produção independente. Lembrando que o projeto de proteção é essencial para uma instalação segura contra acidentes com energia, garantindo a integridade das pessoas e também dos equipamentos.

Para explicar o uso do manual e tirar dúvidas, os técnicos do Setor de Proteção e Estudos de Média Tensão promoverão um webinar gratuito na próxima quinta-feira, dia 25 de fevereiro, às 14h. Acesse: https://cutt.ly/ylhS2WR

Os especialistas sugerem que os interessados leiam antes o documento para trazerem suas perguntas.