Responsável por programar, executar, acompanhar e avaliar o desempenho de todo o sistema elétrico brasileiro, a diretoria de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recebeu a certificação ISO 9001: 2015, conseguindo atestar a excelência de seus serviços no âmbito nacional.

O reconhecimento, conquistado em janeiro, até então vinha sendo obtido de maneira gradual e isolado pelas áreas que compõem a estrutura da diretoria. Com validade de três anos, o selo demonstra o quanto o Operador está maduro e preparado para fazer frente às exigências do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Tivemos recentes mudanças na estrutura, confirmamos a integração e a padronização da unidade, sempre em busca de compartilhamento de boas práticas, tanto técnicas como de gestão e aprimoramento coletivo dos processos”, comentou Sinval Gama, diretor de Operação do ONS.

O primeiro certificado foi conquistado no ano 2000 pelas áreas de operação em tempo real, mas a busca pelo aperfeiçoamento continuou constante. A partir de 2003, o escopo do selo que atesta a qualidade foi estendido, envolvendo todas as atividades executadas nos centros de operação no Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Florianópolis.

A área possui quatro gerências executivas na qual cada uma fica responsável por uma etapa do desempenho elétrico. A primeira é a programação eletroenergética do SIN, onde se prepara de forma otimizada a execução do dia seguinte, suportada também pelo setor que elabora procedimentos operativos, apoia à tomada de decisão em tempo real e capacita permanentemente os operadores.

Em seguida, estas coordenadas são passadas à sala de controle, onde ocorre a execução do plano, com engenheiros que ficam à frente da operação e usam recursos avançados adicionais para lidar com a sua complexidade. Por fim, a área de análise e apuração faz toda a avaliação da ação realizada e, quando necessário, recomenda melhorias.