A Agência Nacional de Energia Elétrica assinou os contratos de concessão de dez lotes de linhas de transmissão arrematados no leilão de dezembro de 2020. Com isso, as empresas já podem iniciar os trabalhos que deverão gerar investimentos de mais de R$ 7 bilhões e 15 mil empregos em nove estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A assinatura dos contratos foi feita remotamente. De acordo com ministro Bento Albuquerque, o resultado do leilão mostra a confiança dos investidores no governo e no país. Para ele, mais do que nunca, é hora de gerar empregos e renda para nossa população.

Segundo o diretor geral da Aneel, André Pepitone, foi realizado em 2020 o maior leilão do segmento de infraestrutura do país, mesmo em meio à crise causada pela pandemia. Pepitone salientou que a Aneel promove segurança regulatória, já consagrada em relatórios das duas principais agências de avaliação de risco do mundo, a Standard & Poor’s e a Moody’s, tendo os investidores confiança nas regras e nos contratos que vão assinar.

Apenas o Lote 1, em Goiás, ainda não foi assinado. Após a desclassificação da primeira colocada, a empresa State Grid Brazil Holding S.A. apresentou os documentos para a Aneel e já foi habilitada. A assinatura do contrato deve ocorrer nos próximos 30 dias. O leilão de linhas de linhas de transmissão de dezembro foi a maior licitação de 2020 do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal, com ampla concorrência para todos os 11 lotes ofertados.