A EDP Renováveis aprovou nesta segunda-feira (12), em sua Assembleia Geral de Acionistas, o aumento de capital para financiar parcialmente o plano de capex de 19 bilhões de euros previsto pela empresa e que pretende implementar cerca de 20 GW em energias renováveis até 2025.

Desta maneira, o aumento de capital sobe para 441,25 milhões de euros. Para ser realizado, a companhia emitirá 88,25 milhões de novas ações ordinárias de 5 euros de valor nominal cada uma, e um prêmio de emissão de 12 euros por ação. A operação representa um preço de emissão total de 17 euros por ação e contribuições em numerário de mais de 1,5 bilhão de euros.

A assembleia autorizou também a distribuição de dividendo por conta dos resultados do ano passado, num montante total de 69,7 milhões de euros e uma distribuição complementar aos acionistas, com uma taxa para reservas sem restrições de até 7 milhões de euros.

A reunião aprovou ainda o aumento do número de consultores independentes do seu Conselho de Administração. Agora o órgão é composto por 12 membros, 50% dos quais são consultores independentes.